anuncio2

anuncio 3

Nós

Tipos de carboidratos


Galera dando continuidade na matéria sobre os carboidratos, hoje iremos destacar os carboidratos mais importantes como a frutose, glicose, amido, maltose, outros e falar onde eles são encontrados.

Carboidratos, são moléculas formada por átomos dos elementos químicos como o carbono (C), oxigênio (O) e hidrogênio (H). Os “carbos” possuem 3 estruturas, que podem ser elas monossacarídeos quando são constituídas por 3 ou 7 carbonos; dissacarídeos quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação glicosídica e polissacarídeos quando são formadas por centenas ou milhares de monossacarídeos. Essas moléculas são de extrema importância para nossas vidas, pois pertence ao principal grupo de sustâncias de reserva energética. 



Vejamos a seguir os principais carboidratos:

Frutose: A frutose é encontrada principalmente nas frutas e no mel. É o mais doce dos açúcares simples. O açúcar da fruta fornece energia de forma gradativa, por ser absorvida lentamente e evita que a concentração de açúcar no sangue (glicemia) aumente muito depressa o chamado de pico sulina. 


Glicose: resultado da "quebra" de carboidratos mais complexos, polissacarídeos, encontrados nos cereais, frutas e hortaliças. A glicose diferente da frutose a sua absorção é mais rápida, fazendo com que ela seja utilizada como fonte de energia imediata ou armazenada no fígado e no músculo na forma de glicogênio muscular.


Galactose: proveniente da lactose, o dissacarídeo do leite e seus derivados. No fígado, é transformada em glicose para fornecer energia.

Sacarose: A sacarose é encontrada na cana-de-açúcar e beterraba. É o açúcar mais popular, açúcar branco, formado por glicose e frutose. Tem rápida absorção e metabolização que eleva glicemia e fornece energia imediata para a atividade física e contribui para a formação das reservas de glicogênio.


Lactose: É o principal açúcar presente no leite, sendo de 5 a 8% no leite humano e de 4 a 5% no leite de vaca. É composto por glicose e galactose, sendo o açúcar menos doce.


Maltose: formada por duas moléculas de glicose, é resultado da quebra do amido presente nos cereais em fase de germinação e nos derivados do malte.

Amido: é um polissacarídeo encontrado nos vegetais, como cereais, raízes, tubérculos, leguminosas e outros. Constitui a principal fonte de carboidrato das dietas de muitas pessoas.

Maltodextrina: O maltodextrina que é um dos suplementos muito utilizados por praticantes da musculação, é um polímero de glicose fornece energia devido ao mecanismo enzimático que ocorre no intestino, até sua forma mais simples, glicose. Evita, deste modo, picos glicêmicos, além de ser ótimo precursor para a síntese de glicogênio muscular.


Celulose: Assim como os outros materiais fibrosos, é resistente às enzimas digestivas humanas, não sendo digerida. Um de seus principais papéis é ajudar no bom funcionamento do intestino, formando o bolo fecal. É encontrada exclusivamente nas plantas e perfaz a parte estrutural das folhas, caules, raízes, sementes e cascas de frutas.


Quitina: polissacarídeo estrutural; semelhante à celulose, também é utilizado como sustentação. Está presente na carapaça de crustáceos como caranguejo e siri.


Pectina: é um polissacarídeo indigerível, absorve água formando gel, retarda o esvaziamento gástrico. Está presente na casca de frutas. Utilizada em geléia, marmelada, e como estabilizante em bebidas e sorvetes.


Texto adaptado e retirado do livro A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais.

Isso foi um resumo sobre os principais carboidratos, prosseguiremos com essa matéria na próxima postagem, porém iremos evidenciar e falar sobre os monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos. 
E também iremos revelar quais destes tipos de carboidratos devem ser consumidos em refeições pré e pós treino e para finalizar essa matéria será feita uma postagem coerente e exemplificada de como usar os carboidratos na fase de ganho de peso e massa muscular, e na fase definição. O popular Bulking e Cutting. 

Um abraço e bons treinos.
#TMJ

Referência bibliográfica.
PINHEIRO, D. M. P; ANDRADE, K. R. A. P; MENEZES. M. E. S. M. Conversando sobre Ciências em Alagoas: A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. 1.ed. Maceió: EDUFAL, 2005. 54. (Série).

Referência virtual.
Brasil Escola, Carboidratos. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/os-principais-carboidratos.htm  Acesso em 21 de julho de 2015.

Um comentário: