anuncio2

anuncio 3

Nós

Proteínas.

Dando continuidade a série sobre a química dos alimentos, hoje abordaremos a proteína, que não pode faltar na alimentação de um marombeiro,  falaremos sobre o conceito, função, classificação,etc.    

Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Na natureza encontramos 20 tipos de aminoácidos, sendo que nem todos necessitam estar presentes numa cadeia proteica e alguns desses aminoácidos podem se repetir algumas vezes.

Os aminoácidos são unidades estruturais para construir as proteínas em nosso corpo.
Dentre os 20 aminoácidos, existem 10 que são conhecidos como essenciais. 
Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem ser incluídos na dieta e que não são sintetizados pelo nosso organismo.

Na Tabela a seguir há a necessidade diária de um adulto por aminoácidos essenciais e a sua ocorrência em alimentos.

EXEMPLOS DE PROTEÍNAS FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS CLASSIFICAÇÃO TIPOS DE ESTRUTURAS DE PROTEÍNAS.

Enzimas que transformam nosso alimento em nutrientes básicos a serem utilizados pelas nossas células.
Anticorpos que nos protegem de doenças.
Hormônios peptídeos que enviam mensagens coordenando a atividade contínua do organismo. Elas guiam nosso crescimento durante a infância e então mantêm nosso organismo através da fase adulta. Asseguram nosso bom estado nutricional.

FUNÇÃO DAS PROTEÍNAS

¬Função estrutural como no esqueleto, musculatura, tecidos conjuntivos e epiteliais, tecido nervoso;
¬Catalisadores biológicos, as enzimas;
¬Hormônios
¬Anticorpos
¬Transporte de nutrientes e metabólitos, através de membranas biológicas e nos diversos fluidos fisiológicos.


CLASSIFICAÇÃO

Proteínas simples ou homoproteínas são formadas exclusivamente por aminoácidos.

Proteínas complexas, conjugadas ou heteroproteínas são formadas por cadeias de aminoácidos ligadas a grupos diferentes, denominados grupos prostéticos. Por exemplo: glicoproteínas, o grupo prostético é um glicídio; lipoproteínas, o grupo prostético é um lipídio; fosfoproteínas, o grupo prostético é o H PO e 3 4, cromoproteínas, o grupo prostético é um pigmento (clorofila, hemoglobina etc.).
 
Bom galera isso foi um pouco sobre o que é proteína, na próxima postagem daremos ênfase as proteínas e aminoácidos mais importantes, PROTEÍNAS ALIMENTARES COMPLETAS E INCOMPLETAS e onde podemos encontra-los. 
 
 Texto retirado do livro A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, e do site Universitário.

Um abraço e bons treinos.
#TMJ

Referência bibliográfica.
PINHEIRO, D. M. P; ANDRADE, K. R. A. P; MENEZES. M. E. S. M. Conversando sobre Ciências em Alagoas: A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. 1.ed. Maceió: EDUFAL, 2005. 54.

Referência virtual.
Brasil Escola, Carboidratos. Disponível em: http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/proteinas.html Acesso em 19 de julho de 2015.

0 comentários:

Postar um comentário