anuncio2

anuncio 3

Nós

Lípidios


Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

São constituídos por carbono (em maior número), hidrogênio e oxigênio, fornecendo 2,23 vezes mais energia/kg quando da oxidação, em relação aos carboidratos (açúcares, amidos, celuloses, gomas, entre outros). As gorduras servem principalmente como fornecedores de energia, sendo degradadas nas células durante a respiração celular. Alimentos ricos dessas substâncias costumam ser chamados de alimentos energéticos.

Os lipídios são de importância tanto aos peixes, embora encontrados em apenas 2,1% da composição dos seus nutrientes, como ao homem, pois servem como fonte de energia e fonte de ácidos graxos essenciais.

Os lipídios servem como transportadores de nutrientes e das vitaminas lipossolúveis, substâncias solúveis em gorduras, como as vitaminas A, D, E e K.

Os lipídios são abundantes nas células, formando, juntamente com as proteínas, a estrutura fundamental das membranas celulares.

Os lipídios podem ser sólidos ou líquidos, sendo que os lipídios considerados gorduras têm origem animal e são sólidos enquanto que as gorduras líquidas são conhecidas como óleos, e têm origem vegetal.

As funções dos lipídios são:
1. Fornecer energia.
2. Ser precursores de hormônios.
3. Auxiliar na absorção e no transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
4. Melhorar a textura e o sabor dos alimentos.

CARACTERÍSTICAS DOS LIPÍDIOS COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS EM ÓLEOS E GORDURAS
São brancos ou levemente amarelados. Exemplos: óleo de soja e óleo de coco.
São gordurosos ao tato.
Insolúveis em água, mas emulsionáveis nela.

COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS EM ÓLEOS E GORDURAS
Os óleos e gorduras são constituídos de ésteres de ácidos graxos de alto peso molecular e glicerol.
Esses ácidos graxos podem ser saturados e insaturados. Por isso apresentam diferentes solubilidades à temperatura ambiente. As gorduras podem ser chamadas de saturadas e insaturadas.

As gorduras saturadas estão relacionadas ao aumento do nível de colesterol sanguíneo.

As gorduras insaturadas (mono e poli) estão envolvidas com a diminuição dos níveis de colesterol total de sangue, atuando principalmente na redução de colesterol ruim.

A substituição da ingestão de gorduras saturadas, presentes em maior quantidade em alimentos de origem animal, pelas insaturadas está relacionada ao efeito protetor contra o surgimento de doenças coronarianas.

Mesmo assim, não devemos consumir em excesso as gorduras insaturadas.

O gráfico a seguir mostra a composição de alguns óleos em relação ao tipo de ácido graxo presente.
Texto retirado do livro A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, e do site Toda Biologia.

Um abraço e bons treinos.
#TMJ


Referência bibliográfica.
PINHEIRO, D. M. P; ANDRADE, K. R. A. P; MENEZES. M. E. S. M. Conversando sobre Ciências em Alagoas: A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. 1.ed. Maceió: EDUFAL, 2005. 54.

Referência virtual.
Brasil Escola, Carboidratos. Disponível em: http://www.todabiologia.com/dicionario/lipidios.html  Acesso em 19 de julho de 2015.

0 comentários:

Postar um comentário